Search
  • Tiago Assumpção

Asset Discovery: o que é e qual a importância dessa abordagem moderna de cibersegurança.

Updated: Aug 20


É considerado um ativo digital todo e qualquer componente, físico ou não, que constitui a infraestrutura de tecnologia de uma empresa. Domínios, subdomínios, servidores, aplicações web, serviços de cloud e máquinas virtuais são alguns exemplos de ativos. Ter visibilidade sobre 100% desses ativos é um desafio para empresas de todos os tamanhos, desde as mais tradicionais, com sua infraestrutura de T.I complexa, até as mais jovens que, no processo de escalar, precisam focar 100% na evolução do produto e não tem braço para gerenciar a infinidade de serviços disponíveis na Cloud. Não ter em vista todos os ativos digitais da sua empresa cria pontos cegos que aumentam significativamente a sua superfície de exposição - termo que se refere à soma de todos os riscos de cibersegurança que expõem o seu negócio. Cada ativo desconhecido é um potencial ponto a ser explorado por um atacante para ganhar acesso ao seu ecossistema digital. A implementação constante de novas tecnologias e os desafios repentinos, como a adoção massiva e veloz do home-office, resulta numa superfície de exposição que está sempre mudando, crescendo e se desenvolvendo. Nesse cenário, ganha cada vez mais importância a prática do Asset Discovery, uma abordagem moderna e proativa de cibersegurança que se baseia no monitoramento contínuo de ativos digitais para mitigar riscos e atingir uma escalabilidade segura. O QUE É ASSET DISCOVERY? É o processo de identificar e localizar ativos digitais inativos ou ativos de forma contínua e automatizada, sejam eles conhecidos ou desconhecidos pela sua organização. A descoberta contínua de ativos digitais permite ter um mapeamento vivo das vulnerabilidades que expõem a sua empresa e possibilita que você seja avisado sobre qualquer mudança na sua superfície de ataque. Ou seja, enquanto a sua superfície de ataque cresce, você fica ciente de todos os riscos atrelados a ela e tem informação para agir. O Asset Discovery permite que o seu time saiba onde agir. Se você não for capaz de acompanhar de forma veloz quais de seus ativos digitais estão expostos, pode até ter o melhor time de segurança do mundo, mas estará sempre exposto a ciberataques.

PORQUE INVESTIR EM ASSET DISCOVERY? 1. Você no controle de todo o seu ecossistema Automatizar a descoberta de ativos digitais dá confiança às empresas sobre a sua superfície de ataque e nível de exposição, permitindo que descubram suas vulnerabilidades antes dos atacantes. Além disso, permite que tomem decisões mais inteligentes a partir da priorização automatizada e do gerenciamento das vulnerabilidades. 2. Ganhe eficiência Monitorar de forma contínua os seus ativos digitais permite que os times de segurança e/ou tecnologia foquem em mitigar os riscos dos ativos mais importantes e que, de fato, ameaçam a sua empresa. Automatização economiza tempo, aumenta eficiência dos profissionais e permite que a sua empresa se concentre naquilo que importa: fazer o negócio crescer. 3. Escalabilidade segura À medida em que o seu ecossistema digital se expande, a sua defesa cresce junto. O Asset Discovery automatizado garante que a sua resposta a possíveis incidentes de segurança possam acontecer de forma ágil, sem necessariamente impactar na capacidade do time de continuar inovando. 4. Fique em compliance com a LGPD

A LGPD estabelece uma série de regras sobre os processos de coleta, armazenamento e compartilhamento de informações. A descoberta automatizada de ativos permite que você tenha visibilidade de onde existem dados sendo armazenados e quais são esses dados, além disso, estar à frente dos atacantes possibilita evitar incidentes de segurança que podem ocasionar vazamentos.


COMO UNXPOSE DÁ VISIBILIDADE CONSTANTE SOBRE OS ATIVOS DIGITAIS

Unxpose atua desde a descoberta de ativos digitais até a correção e gerenciamento das falhas de segurança. A solução monitora a cloud, servidores, serviços, domínios, subdomínios e aplicações web de forma automatizada e contínua, buscando ativos digitais expostos. Assim, você descobre em tempo real os eventuais riscos para sua empresa. Unxpose ainda identifica e prioriza as vulnerabilidades encontradas nesses ativos de forma automatizada, traz uma explicação sobre o potencial impacto de cada uma delas, e mostra tutorias acessíveis sobre como corrigi-las. Dessa forma, você consegue ter em uma única plataforma a catalogação contínua de seus ativos e faz o gerenciamento e correção das vulnerabilidades encontradas de um jeito simples e sem fricção.


23 views0 comments